23 agosto 2008

Flores







O termo margarida na verdade é usado para uma grande variedade de plantas, há mais de 20.000 espécies de margaridas, que também podem ser chamadas de bem-me-quer, malmequer, bonina, etc. São flores em formato de estrela, muitos tipos de alfaces e os girassóis não são considerados margaridas, mas compartilham muitas características em comum. Quando a maioria das pessoas pensa em margaridas, imediatamente pensam em uma única flor, mas na verdade as margaridas além de serem muito antigas, remontando a mais de 50 milhões de anos e constituem mais de 10% das flores do mundo. Até mesmo a equinácea e a arnica e muitas plantas comestíveis com as alcachofras e as endivas são da família das margaridas.Os crisântemos são também confundidos com as margaridas. E muitos crisântemos são muito semelhantes às margaridas, com seu centro amarelo e as pétalas brancas. Outros tipos, no entanto tem cores decorativas, do rosa ao roxo ou vermelho. Na Ásia o Chrysanthemum coronarium, é um grão com flores muito parecidas à margarida, mas as suas pétalas e centro são amarelos.A margarida Africana tem pétalas púrpura brilhantes que se enrolam nas extremidades, e uma coleção de azuis, com pontos amarelos no centro. As margaridas se apresentam em muitas cores e tamanhos, do marrom ao branco e podem ser encontradas em todos os climas do planeta. São fáceis de cultivar e se espalham muito facilmente, mesmo nos solos mais secos.

21 agosto 2008

Trabalho:Alimentos Orgânicos







ALIMENTOS ORGÂNICOS
Esse tema nos interessou para o nosso trabalho porque os Alimentos Orgânicos são em muitos aspectos mais vantajosos do que os produzidos nas formas tradicionais.

ALIMENTOS ORGÂNICOS
Os Alimentos Orgânicos são mais saborosos e nutritivos, além de serem isentos de agrotóxicos e outros venenos para o homem e para o solo, como a fertilização sintética/química. A cultura orgânica contribui para a conservação ambiental e, por isto, é um tema que deve interessar não somente àqueles que procuram uma alimentação mais saudável, mas também aos que possuem um foco na sustentabilidade dos recursos naturais.Comprando produtos orgânicos, os consumidores apesar de não sentirem ou terem consciência da sua ação benéfica para o meio ambiente, estão na verdade adquirindo, um conjunto de dois produtos: os alimentos em si e um produto ambiental (a proteção do meio ambiente). E esse produto ambiental que parece abstrato à primeira vista, que apesar de adquirido, não é consumido fisicamente por quem o adquire, pode até ser quantificado e valorado. Basta que sejam medidas nos estabelecimentos agrícolas, a melhoria da qualidade da água, a intensificação da vida microbiologica do solo, o aumento da biodiversidade, o retorno dos pássaros e outros pequenos animais ao espaço agrícola, apesar de eventuais pequenos "prejuízos" que possam causar às atividades agrícolas no curto prazo. Por outro lado no longo prazo, os métodos orgânicos de produção, ao equilibrar o meio ambiente e trabalhar de modo harmônico e convergente em relação ao tempo, ritmo, ciclos e limites da natureza, tende a reduzir substancialmente seus custos, podendo até mesmo competir com o agroquímico em termos de produtividade e resultados econômicos, sem entretanto apresentar os aspectos negativos já conhecidos desse sistema de produção. Em produtos para os quais as dificuldades para a produção orgânica já estão totalmente equacionadas, como no das folhosas, os preços chegam a ser mais baixos do que o dos produto convencionais, enquanto que para outros como, tomate, batata e morango ainda persistem dificuldades técnicas, principalmente pela quase total ausência de pesquisas nesse campo.As técnicas de produção orgânica são destinadas a incentivar a conservação do solo e da água, segundo o Instituto Biodinâmico, um certificado Brasileiro reconhecido internacioalmente.

19 agosto 2008

Trabalho de História: Brasil Colonial e Cultura indígena e afro-brasileira

Nosso grupo áulico é formado por Vitória Hensel,Elisa Kappel e Mariana Mazoni.Nós estamos fazendo um trabalho sobre a cultura afro-Brasileira,esse trabalho fala sobre varias coisas da cultura afro-brasileira como as danças e rituais ,capoeira que era praticada como um tipo de luta entre eles,musicas,no trabalho mostra também o modo que eles viviam,o modo em que eles praticavam os rituais e tudo mais.
No trabalho eu falo sobre o hip-hop...o hip-hop começou em 1960 nos Estados Unidos,o hip-hop é tipo que cultura das ruas,as letras das musicas são agressivas com o ritimo forte e questionadoras e geralmente mostram a realidade das ruas,o hip-hop tem quatro manifestações artisticas principais:o MCing que faz suas rimas improvisadas pra galera,os equipamentos do DJ,o GRAFITE que é a pintura nos muros e o BREAKING que é uma dança.No Brasil o hip-hop foi tipo que adotado pelos jovens negros ou jovens pobres de cidades grandes eles acham que essas musicas ajudam a protestar contra o preconceito racial,a miséria e a exclusão.

http://www.abrasoffa.org.br/folclore/danfesfol/capoeira.htm

*Os negros foram trazidos da africa (mais de dois milhoes de negros) e foram levados para trabalhar pros colonizadores portugueses pra serem escravos nas lavouras de cana-de-açucar.
*Os negros não aceitaram ser escravos pacificamente e então criaram umas das mais fortes resistencias dos negros que foi o quilombo:um lugar que era tipo que um esconderijo para os negros que fugiram dos quilombos.
*O maior quilombos de todos foi em pernambuco no seculo XVII em palmares.
*Palmares pode ter sido o berço das primeiras manifestações da Capoeira,criada para ser uma defesa,a copoeira foi sendo insinada para os negros cativos por aqueles que eram capiturados e voltavam aos quilombos.
*A capoeira é um exercicio menta e fisico.
*Capoeira é a única modalidade de luta marcial que se faz acompanhada por instrumentos musicais.
*Capoeira é um diálogo de corpos, eu venço quando o meu parceiro não tem mais respostas para as minhas perguntas.
*Mestres da capoeira:Vicente Ferreira Pastinha Mestre Pastinha,Antônio Carlos Moraes Mestre Caiçara,João Pereira dos Santos Mestre João Pequeno e João Oliveira dos Santos Mestre João Grande.